top of page

A escolha de Jesus

  • eduardodimi
  • 22 de mai. de 2020
  • 9 min de leitura

Lc 6.12-16


12 E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e

passou a noite em oração a Deus.

13 E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e

escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:

14 Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão;

Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;

15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado

Zelote;

16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.


Fazendo uma introdução rápida, concluímos o seguinte:

Mateus escreve aos judeus.

Marcos escreve aos romanos.

Lucas escreve aos gregos.

João escreve para as igrejas.


Lucas aparenta querer mostrar Jesus como o filho do homem, endereça o seu escrito a certo Teófilo (Lc 1.1-3) o escritor aparece em 3 textos na bíblia sagrada (Cl 4.14; Fl 1.24; II Tm 4.10-11) o trabalho de médico não era fácil, em algumas regiões o trabalho era ligado a um misticismo grande, a partir de Hipócrates os gregos aparentam ir abandonando gradativamente estes pensamentos levianos para dar lugar aos mais racionais, As enfermidades incluíam a lepra, problemas de alimentação e poluição (disenteria, cólera, febre tifoide, beri-beri [hidropsia]), cegueira (por causa do excesso de pó), surdez e doenças que causavam paralisia. A epilepsia e outras desordens nervosas se achavam também presentes. Referência a essas moléstias pode ser encontrada em 2 Samuel 12.15; 1 Reis 17.17; 2 Reis 4.20;5.1-14; Daniel 4.33.

O escritor era capaz de cuidar de tais enfermidades, podemos inferir que era uma pessoa capaz de conduzir uma pesquisa sobre Jesus, utilizando as pessoas que viram a Jesus e ainda se encontravam vivos no seu tempo.


comentando versículo a versículo:


12 E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e

passou a noite em oração a Deus.


A prática de subir o monte era comum na época, Israel é cercada de montes, localizando-se a cerca de 800 metros acima do nível do mar, embora o povo no antigo testamento subia o monte pela cultura da época, Jesus subia para permanecer sozinho falando com o pai (Mt 14.23) a oração no monte não se torna mais eficiente do que a oração feita na sua casa, existem vários parâmetros bíblicos a serem obedecidos para uma oração ser atendida, durante uma leitura rápida podemos constatar que orações foram feitas em diversos locais, no cenáculo (At 9.40); a beira do mar (At 20.36-38); dentro da água (Lc 3.21); no terraço de uma residencia (At 10.9); a oração do pai nosso, não indica local específico a ser proferida, portanto é fácil concluir que regiões geográficas não contribuem para uma oração.

A oração proferida por Jesus não é relatada no texto, mas conseguimos notar a sequencia no relato e ver a escolha direta dos 12 discípulos, podemos inferir que foi um dialogo de conselho, o período a qual Jesus permaneceu em oração no monte pode ser contabilizado da seguinte maneira.

O dia judaico é dividido em duas partes, das 06:00 - 18:00 é a parte do dia, período de 12 horas, e das 18:00 as 06:00 era a parte da noite, a afirmação do texto "passou a noite" significa que o processo foi iniciado depois das 18:00 e acabou depois das 06:00, percebemos que o período de oração que Jesus fez foi grande, dificilmente uma pessoa que tem o hábito de orar pouco, conseguiria passar esse período todo, sem dúvida Jesus tinha a oração como hábito, nos ensinando a importância de lutarmos afim de desenvolver a prática da oração.

A oração no texto “προσεύξασθαι” é um verbo infinitivo aoristo e se encontra na voz

média, conhecida por ser a voz daquele que prática e sofre os efeitos de uma ação ao

mesmo tempo, Jesus praticava a oração e sentia os seus efeitos.


13 E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e

escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos


a escolha dos discípulos ocorreu após as 06:00 conforme se infere da expressão "E, quando já era dia" Lucas adianta a informação numérica, ressaltando que 12 foram escolhidos por Jesus, além de discípulos os 12 foram apóstolos, significa enviado, o discípulo tem a função de aprender com o mestre, o apóstolo é enviado para transmitir o ensinamento que obteve diretamente com Jesus, após a crucificação de Cristo os apóstolos começaram a ensinar aquilo que aprenderam.


Estágios da formação judaica:


Beit-sefer, era dos 6 anos de idade até os 10.

Nessa idade a criança tinha de ser capaz de falar a Torá inteira,

antes dos 6 a criança era instruída por seus pais em casa, após

essa primeira fase só os melhores iam para a segunda etapa, os

que eram reprovados voltavam para a casa para dominarem a

profissão de seus País.

Beit-talmude, era dos 10-14 anos, significa casa de aprender,

nela os estudantes questionavam os rabi com suas dúvidas que

geralmente respondia a eles com uma maieutico-socratica, para

fazê-los pensar mais, nesse estágio a criança decorava de Josué a

Malaquias, e novamente para avançar para o próximo nível só os

melhores, os reprovados voltavam para a casa.

Beit-midrash, significa casa de interpretação, nela o estudante

aprendia a doutrina que seu rabi lhe passava afim de no futuro o

substituir, agora sabendo da evolução já temos a primeira dica

da escolha de Jesus.


Em algum momento de suas vidas, os discípulos de Jesus foram reprovados, imagina a surpresa de cada um deles ao descobrir que o maior mestre os esperava, sabemos que esse mestre nos deixou ensinos valiosos contidos em sua palavra, basta nos esforçarmos para ler, compreender e praticar, assim faremos um bem ao próximo e constituiremos um mundo melhor, cheio da presença e amor de Deus.


14 Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão;

Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;


Todos os 12 apóstolos tinham motivos que sobre a ótica humana os impediriam de ser bons discípulos, entretanto os olhos do Senhor percebe coisas que aos olhos humanos é imperceptível.


Pedro:

Conhecido por Simão e Cefas (MT 10.2, At 15.14 e Jo 1.42).

Nascido em Betsaida (Jo 1.40) e irmão de Andre (Jo 1.44) filho de João ou Jonas (Jo 1.42 e Mt 16.17), morava em Cafarnaum (MC 1.29,30), era pescador (MC 1.16) e sócio de Tiago e João (Lc 5.10), era Galileu (MC 14.70) incutir e rústico (At 4.13).

Mt 14.29-31 mostra Pedro duvidando de Cristo, tendo a consequência de afundar no mar, Jo 18.10; Lc 22.50 demonstra a violência de Pedro, pois cortou a orelha de Malco, Mt 26.40 o mostra dormindo enquanto o mestre pedia para que vigiasse, Mc 14.68-72 mostra Pedro negando a Jesus, Mt 16.23 demonstra ele sendo repreendendo por não compreender a missão de Cristo, após aprender com Jesus, os resultados que Pedro mostram são:

Prega no dia de Pentecostes At 2.14

Cura um coxo At 3.7

Repreende Ananias e safira At 5.3

Deita-se enfermos nas ruas para que a sombra de Pedro passasse

por cima At 5.15

É liberto de um cárcere por um anjo At 5.19

Denúncia Simão o mágico At 8.14-24

Cura um paralítico At 9.34

Ressuscita Dorcas At 9.40

trabalha em conjunto com sua esposa que o acompanha em suas viagens 1 Co 9.5


Até encontrar seu fim nas perseguições de Nero, aonde sofreu martírio, segundo Orígenes nos conta, ele se considerou indigno de morrer igual ao mestre e preferiu ser crucificado de cabeça para baixo.


André:

Natural de Betsaida, irmão de Pedro, filho de certo João, pescador, foi primeiramente um discípulo de João Batista (Jo 1.37), evangelista nato (Jo 1.41), e hospedou Jesus em sua casa, Cafarnaum.

Segundo a tradição morreu crucificado em Acaia. Sobre a ordem do procônsul Eges, cuja esposa se converteu ao ouvir sua pregação, morreu em uma cruz decussata (em forma de x)


Tiago:

Um pescador, seu pai era homem de recursos e tinha empregados (MC 1.20), estava na transfiguração, na casa de Jairo (MC 5.37), no Getsêmani, apelidado com João de bonerges, (MC 3.17) Era impulsivo, queria chamar fogo do céu junto com João para

matar os samaritanos (LC 9.54), sua mãe se chamava Salomé, uma irmã da mãe de Jesus, portanto Tiago e João eram primos de Jesus.

Pede para assentar ao lado de Jesus no seu reino (MT 20.20) coisa que gera uma dissenção sendo necessário o conhecimento de Jesus para resolver a situação.

Morre a espada por ordem de Herodes Agripa I, At 12.2, segundo o testemunho de Jerônimo pregou na Espanha.


João:

Irmão mais novo de Tiago, o maior, filho de Zebedeu, nascido em Betsaida, Galiléia, possivelmente filho de Salomé, primo de Jesus, pescador.

Defeitos:

Ciumento e crítico LC 9.50, vingativo LC 9.54 e ambicioso MT

20.21 e desejava que fogo do céu caísse e matasse os samaritanos Lc 9.52-56.

Mas foi o único discípulo de Jesus que assistiu a crucificação aos pés da cruz.


Filipe

Apóstolo (MT 10.3), de Betsaida, no mar da Galiléia (Jo 1.44) torna-se discípulo de Cristo (Jo 1.43), orava no Cenáculo depois da ascensão de Cristo (At 1.12-14), ele falou do Messias para o seu amigo, Bartolomeu (Natanael (Jo 1.45), na multiplicação dos

Pães é citado como o que faz as contagens (Jo 6.7) e ele roga ao mestre que lhe mostre o Pai (Jo 14.9) demonstrando que tinha dificuldade em entender certas questões teológicas.

algumas tradições apontam que Filipe pregou na Palestina e Grécia, mas passou a maior parte do seu tempo em Hierápolis, acredita-se que ele sofreu martírio, não se sabe se foi apedrejado ou crucificado.


Bartolomeu

Também chamado de Natanael (Jo 1.45 e 21.2) era natural de cana da Galileia, Jesus diz algo do seu caráter “Eis aqui um israelitas em quem não há dolo” (Jo 1.47) questionou as origens do messias (Jo 1.45-51), como sabemos pouco dele não temos referências negativas a seu respeito.

Segundo fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na Índia. Outra tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, na província russa de Daguestão junto ao Cáucaso, a

mando do governador.


15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote


Mateus.

Também conhecido por Levi (MT 10.3 e MC 2.14), recrutado por Jesus ao mar da Galileia, em Cafarnaum, seu ofício era ser publicano (cobrador de impostos MT 9.9) ao se converter deu um banquete de despedida e se tornou um talmidim de Jesus,

ele escreve o evangelho aos Judeus que temos nas nossas bíblias que leva o seu nome.

Segundo a tradição a Etiópia foi o centro de sua atenção, alegam que morreu em um martírio.

O seu maior defeito era a profissão, cobradores de imposto eram odiados por todos, mesmo depois de sua conversão, não é difícil pensar que ele continuava sendo odiado.


Tomé.


Conhecido também por Dídimo (Jo 11.16), era um pescador (Jo 21.2), era leal ao mestre mas ao mesmo tempo tinha uma certa incredulidade (Jo 11.16, 14.5 e 20.25) e estava no Cenáculo (At 1.13).

o seu maior defeito era a incredulidade, Jo 20.24-29 passou anos com Jesus mais ainda era incrédulo sobre as coisas que Jesus falava e sobre o que os outros discípulos falavam.

A tradição atribui a sua morte a Milapura, na cidade indiana de Madras, acredita-se que foi morto a flechadas enquanto orava, os responsáveis são os hindus.


Tiago, filho de Alfeu

Filho da Maria mencionada em (MC 16.1), considerado o Tiago menor, possivelmente irmão de Mateus, filho de Alfeu, fora o que já foi citado não temos uma fonte segura de informação sobre ele, especula-se que foi morto em Ostracine, no baixo Egito, pela causa de crucificação.


Simão

Chamado zelote, nasceu na Galileia (MT 10.4) ele era um radical extremista nacionalista, fazia parte de um grupo político que desejava a libertação do domínio estrangeiro, tal grupo tinha sua fé no messianismo veterotestamentário, tendo o messias rei como libertador de Israel, embora os zelotes era um grupo pequeno, eram ao mesmo tempo perigosos, agia como milícias e provocava rebeliões pontuais afim de desestruturar o governo invasor, este grupo ganhou a estigma de (os terroristas de sua época).

sobre sua morte é incerto, poderia ter sido morto em uma cruz, ou teria sido queimado em uma fogueira, na Armênia, existe outra tradição ainda que afirma que ele morreu serrado.


16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor


Judas (filho de Tiago)

Provavelmente nascido em cana da Galiléia (MT 10.3), em alguns versículos ele é chamado de Judas não o Iscariotes para diferencia-lo do traidor, (Jo 14.22), este não é o Judas Irmão de Jesus, em todos os relatos do evangelho de Jesus, se foi

registrada somente um frase dele que é:


“Senhor, por que pretendes manifestar-te a nós e não ao mundo?”, sobre o seu temperamento não temos nenhuma informação.

Ele também era conhecido por Tadeu (Mt 10.3)

A tradição aponta diversas regiões a qual ele pregou, Judeia, Samaria, Idumeia, Síria, Mesopotâmia e Líbia antiga, acredita-se que morreu na Pérsia, nas mãos de sacerdotes de Zoroastro.


Judas Iscariotes

Isto é, de Queriote, o traidor (MT 26.14), filho de Simão (jo 6.71) tinha o encargo da bolsa entre os doze (Jo 12.6), Satanás entrou nele (LC 22.3), beijou a Jesus no Getsêmani (MC 14.45) e suicidou-se (MT 27.5) e (At 1.18) Além dessas informações sabemos que ele roubava da bolsa, ou seja, já tinha uma natureza pervertida.


Concluímos que aos olhos humanos, Jesus tinha diversos motivos para não escolher os 12 discípulos , entretanto os escolheu para que fizessem a diferença no mundo, conseguimos notar uma grande diferença nos discípulos após concluir o tempo deles com Jesus, Pedro é o que mais se destaca na bíblia, revelando grandes sinais operados por sua fé, entretanto seja pela bíblia ou tradição, constatamos que todos os apóstolos estavam preocupados com a transmissão da palavra de Deus, todos eram pequenos e sem importância na história, até um homem chamado Jesus mudar ela, este mesmo homem pode mudar e utilizar a nossa vida.


Referencias Bibliográficas:


Novo testamento interlinear Grego-Português

Bíblia João Ferreira de Almeida revista e corrigida

Manual Bíblico Halley

Comentário Bíblico wiersbe

PEB, pequena enciclopédia bíblica de Orlando Boyer.

Os passos de um verdadeiro discípulo de Márcio Rogério.

_positivos.htm

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Salmos 95

Sl 95.1-11, explicação da primeira parte do texto. O livro de Salmos pode ser contextualizado dessa forma. 73 Salmos de Davi. 12 de Asafe...

 
 
 
Aprendendo com o Salmo 121

Introdução: conhecido pelo seu estilo literário único, o livros de salmos é subdividido em 5 livros, cada seção representando algo:...

 
 
 

תגובות


bottom of page